Uma breve história geológica da Ilha Grande.

A Ilha Grande corresponde a um maciço montanhoso formado entre 790 e 513 milhões de anos. Possui dois pontos culminantes, o Pico do Papagaio (com 1.031 metros) e o Pico da Pedra D’água, com 989 metros de altitude. Apresenta encostas íngremes (com paredões de rochas) e também regiões com relevo mais arredondado. Há o registro de movimento de massa em diversos pontos da ilha. O relevo reflete a diferença dos tipos de rochas. As escarpas mais íngremes correspondem ao conjunto de rochas denominadas de Suíte Charnockítica; os relevos mais suaves, às rochas do Granito Vila Dois Rios (Figura 1).

Figura 1: Vista da Praia de Dois Rios, com destaque para as duas feições de relevo observadas na ilha.Em amarelo, o relevo mais suave referente ao Granito Vila Dois Rios. Em rosa o relevo íngreme associado à presença das rochas da Suíte Charnockítica.
 

Sua história geológica começou há 790 milhões de anos, durante a formação do continente Sul-Americano. As primeiras rochas da região foram denominadas de Complexo Rio Negro (Tupinambá et al., 2000; Heilbron & Machado, 2003). Este complexo de rochas ígneas, representado por ortognaisses bandados, foi formado durante a subducção da litosfera oceânica da Placa São Francisco, que durou até 630 milhões de anos.

Há 551 milhões de anos ocorreu um segundo evento geológico na região, marcado pela intrusão de rochas no Complexo Rio Negro. Estas novas rochas ígneas, denominadas de Suíte Charnockítica Ilha Grande, possuem uma grande variedade de minerais, como feldspatos verdes, hornblenda, biotita, hiperstênio, quartzo, magnetita e ilmenita. Este conjunto de rochas ocorre nos extremos oeste e leste da ilha (Figura 2). A erosão dessas rochas contribui para a concentração de minerais ferromagnéticos (magnetita e ilmenita). A Praia Preta possui esse nome em função do acúmulo destes minerais na areia (Figura 3).

Figura 2: Amostra da Suíte Charnockítica.
 
Figura 3: Concentração de minerais ferromagnéticos na Praia Preta
 

O último evento geológico que contribui para a formação da Ilha Grande ocorreu há 513 milhões de anos, gerando a rocha denominadade Granito Vila Dois Rios. Esta rocha intrudiu tanto as rochas da Suíte Charnockítica quanto as do Complexo Rio Negro e é constituída por um granito comgrandes cristais (2 a 5 cm) de feldspato rosa. Os dois pontos mais altos da Ilha Grande estão localizados nestas rochas (Figura 4).

Figura 4: Amostra do Granito Vila Dois Rios.
 

Texto: Marcelo Salomão

Referências

Heilbron M. & Machado N. 2003. Timing of terrane accretion in the Neoproterozoic–Eopaleozoic Ribeira orogen (se Brazil). Precambrian Res., 125:87-112.

Tupinambá M., Teixeira W., Heilbron M. 2000. Neoproterozoic western Gondwana assembly and subduction related plutonism: the role of the Rio Negro Complex in the Ribeira belt. Rev. Bras. Geoc., 30(1):007-011.